Arcelor Mittal

Desenvolvemos uma solução personalizada que otimiza a cadeia de suprimentos e reduz o tempo de operação, resultando em uma economia significativa de horas e custos.
Otimização
Cliente
Arcelor Mittal
Localização
Local do projeto
Ano de realização
2000
Nicho
Nicho do projeto
Website
brasil.arcelormittal.com

Introdução:

O processo de estivagem de cargas consiste em arranjar produtos com características e dimensões diferentes em porões de navios. Este serviço portuário é realizado por trabalhadores denominados estivadores.

Na ArcelorMittal temos uma equipe responsável por planejar toda a operação, desde o armazenamento até o embarque. As interações deles com o planejamento das embarcações têm seu início após a área de afretamento efetuar uma busca no mercado e disponibilizar um navio candidato para a equipe portuária.

Nesse momento é feito uma avaliação inicial da aderência do navio ao volume previsto para embarque e se as necessidades / restrições operacionais são atendidas. Os cálculos para verificação de viabilidade da embarcação eram feitos de forma manual utilizando papel, caneta e calculadora. Após análise e com a certeza de que todo o material terá condições de ser transportado nessa embarcação, é consolidado o aceite.

 

Então, o planejador inicia a confecção do plano de estivagem que antes era calculado no papel milimetrado (A3). Posteriormente passaram a utilizar ferramentas digitais como excel e AutoCAD e impresso em A4 para acompanhamento a bordo dos navios. Porém, esses softwares não foram construídos para essa aplicação e mesmo auxiliando no processo, ainda era despendido muito tempo, em média 5h para fazer o plano de cada navio.

Durante a operação existem várias situações que tornam necessárias a realização de ajustes no plano de estivagem, seja por necessidade operacional ou por solicitação do comandante. Nesses momentos o responsável da ArcelorMittal precisava se deslocar do navio ao escritório para efetuar os ajustes de forma manual e direto no papel, perdendo muito tempo e por diversas vezes deixando a operação parada e atrasando o embarque do navio.

 

A necessidade de aumentar a produtividade, ser mais eficiente no planejamento, reduzir tempo de paralisação no embarque e diminuir custo (equipamentos, pessoas e demurrage), foram fatores motivadores para o desenvolvimento do App estivagem.

Algoritmo de Otimização:

O primeiro passo para a construção do App estivagem (ferramenta destinada a confecção do plano de estivagem otimizado e automatizado) foi a compilação de toda a inteligência de negócio adquirida ao longo de anos de operação. Através desses dados, foi possível identificar as regras e restrições que a ferramenta desenvolvida precisaria obedecer para executar um planejamento adequado. Entre essas regras e restrições, destacam-se:

 

  • Respeitar a capacidade máxima da empilhadeira;
  • Respeitar a metragem mínima necessária para operar a empilhadeira;
  • Respeitar a quantidade máxima de camadas;
  • Respeitar a resistência do piso do navio;
  • Não permitir 'buracos' grandes no piso do porão;
  • Reduzir a troca de placas dentro de uma área;
  • Reduzir a quantidade de madeira necessária para operação;

Outra regra importante é levar em consideração as amuras do porão, tanto nas laterais, quanto na vante e na ré. Para um planejamento otimizado é importante aproveitar o espaço adicional a partir da abertura proporcionada pelas amuras. Ou seja, à medida que aumenta o número de camadas, aumenta a área disponível para embarque.

 

A partir desse ponto, foi desenvolvido um algoritmo de otimização combinatória que faz uso da metaheuristica Simulated Annealing, conhecida por sua eficácia na resolução de problemas complexos. Inicialmente, o plano era exportado em formato Excel e passava por uma validação realizada por especialistas. Essa validação retroalimentava o algoritmo, aprimorando sua capacidade de criar planos e tornando-o mais preciso.

Prototipação, Validação e Envolvimento da Área:

Com o algoritmo de otimização validado, deu-se início a fase de prototipação da ferramenta. Com a ajuda de uma equipe de UI/UX foi criado um protótipo de alta fidelidade, navegável e com o mapeamento das funcionalidades necessárias para exibição do plano realizado pelo algoritmo. Além dos dados do algoritmo, foram agregadas outras funcionalidades com o intuito de gerar valor, entre elas:

 

  • Painel de acompanhamento da estadia;
  • Book de informações do navio;
  • Possibilidade de alteração de um plano manualmente;
  • Acompanhamento do andamento de cada porão;
  • Histórico de acontecimentos da estadia

Construção:

Com o protótipo validado e com o feedback positivo dos usuários chaves, deu-se início a construção do “App Estivagem”. Utilizando a metodologia Scrum [2] foram realizadas 9 sprints no período de 4 meses. A cada iteração, entregas de valor eram realizadas para a equipe de negócio.  

 

Nas primeiras sprints realizadas foram construídas atividades de suporte, como o cadastro porão, onde foi necessário coletar informações de largura, comprimento, inclinação da amura (lateral, popa, proa), altura, fator de resistência do piso etc. Já nas últimas sprints foram construídas a conexão com o algoritmo de otimização e a visualização do plano de embarque.

Principais Funcionalidades:

Abaixo segue uma visão das principais funcionalidades do App estivagem. É apresentada uma visão geral da estadia, permitindo acompanhar o progresso de cada porão, os indicadores de volume planejado e embarcado, produtividade da equipe, estimativa de término etc.

Uma visão detalhada da organização do porão também foi criada. Esses dados são disponibilizados para os profissionais em campo por meio de Tablet’s. É possível ter em mãos para acompanhamento e tomada de decisão todas as informações relacionadas ao carregamento do porão em questão: organização das placas, dimensão de cada uma, navegar entre as diversas camadas, kpi’s, resumo da sequência dos produtos a embarcar, buracos nas camadas etc.

A funcionalidade de edição de um plano de estivagem. Nela tem-se a possibilidade de aumentar ou diminuir o número de ‘fileiras’ de placas nas áreas 1 e 2. Também é possível controlar o número de camadas e qual placa será utilizada em cada uma das 3 áreas.  

 

Essa funcionalidade permitiu aos técnicos de bordo fazerem alterações no plano de estivagem de forma instantânea quando solicitados pelo comandante do navio. Usando o tablet ele realiza as alterações e já exibe ao comandante. AutomaticamenteS o restante dos usuários recebem as novas informações. Caso uma alteração impacte em outro porão, esse por sua vez será recalculado.

Resultado:

Dentre os ganhos observados podemos apontar a redução significativa no tempo de confecção do plano de carga, anteriormente era feito através do Excel e AutoCAD gastando em média 5h por navio. No novo formato o plano é feito pela inteligência presente no app estivagem e demora aproximadamente 15 min para gerar o resultado.

Em conformidade com o mencionado acima, a inteligência consegue avaliar uma quantidade de cenários infinitamente superior a capacidade humana, otimizando os espaços e trazendo mais eficiência para nossas operações. A quantidade de navios de placas operados anualmente pela Arcelormittal no TPS que têm a possibilidade de utilizar a ferramenta é em média  

 

Ter as informações digitalizadas possibilitou uma melhora no acompanhamento e gestão dessas embarcações além de criar um histórico de estadias de navios que é aproveitado em caso de recorrência do navio e as lições aprendidas são multiplicadas para o futuro.  

 

Outro benefício percebido foi a agilidade em atender as soluções externas de comandantes e supercargos para alteração do plano de estivagem. Esse processo que antes poderia gerar pausas na operação e deslocamento do colaborador ao escritório, agora pode ser feito direto no navio via tablet e muito mais rápido, pois o algoritmo quem replaneja tudo.

 

Podemos citar também ganhos de redução com emissão de papel, provenientes da digitalização do plano de estivagem, além de democratizar a informação com todo o time, pois antes estava apenas no papel de apenas um colaborador, agora os dados estão no sistema possibilitando o acesso por mais envolvidos.

Sobre o projeto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec laoreet et risus eu volutpat. Maecenas vestibulum ligula ac metus malesuada, eget scelerisque elit dignissim.

Sobre os resultados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec laoreet et risus eu volutpat. Maecenas vestibulum ligula ac metus malesuada, eget scelerisque elit dignissim.

Veja outros cases de sucesso

E como a Optsolv contribuiu com soluções inteligentes para resolver os problemas de seus clientes

Otimização

MedSênior

implementamos uma plataforma digital avançada que aborda as necessidades específicas da MedSênior, proporcionando uma gestão eficiente e segura dos dados de saúde.
Leia mais

Otimização

Perfil alumínio

Nossa parceria com a Perfil Alumínio rendeu projetos inovadores que revolucionaram os processos logísticos, garantindo eficiência e precisão na entrega de resultados.
Leia mais