Arcelor Mittal
Visão Geral do Cliente:
A ArcelorMittal Tubarão opera o Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS) no porto de Praia Mole, sendo responsável pelo embarque de placas e bobinas de aço. Com operações logísticas complexas que demandam um planejamento preciso da estivagem de produtos nos navios, a empresa identificou a necessidade de uma solução inovadora para otimizar seus planos de estivagem e aumentar a eficiência operacional.
Desafio:
O planejamento manual da estivagem de placas de aço frequentemente gerava atrasos e demandava ajustes em tempo real, o que interrompia as operações de carregamento. A ArcelorMittal buscava uma solução que pudesse reduzir o tempo necessário para criar e ajustar os planos de estivagem, aumentando a produtividade e diminuindo os custos operacionais.
Solução:
A OPTSOLV foi selecionada para desenvolver uma solução tecnológica que automatizasse o planejamento da estivagem de placas de aço, utilizando um algoritmo de otimização combinatória baseado na metaheurística Simulated Annealing. O desenvolvimento da solução ocorreu em fases, desde o entendimento das operações até a prototipagem, criação do algoritmo matemático e implementação da aplicação, seguindo sua própria metodologia.
Principais Funcionalidades:
Abaixo segue uma visão das principais funcionalidades da solução. É apresentada uma visão geral da estadia, permitindo acompanhar o progresso de cada porão, os indicadores de volume planejado e embarcado, produtividade da equipe, estimativa de término etc.
Uma visão detalhada da organização do porão também foi criada. Esses dados são disponibilizados para os profissionais em campo por meio de Tablet’s. É possível ter em mãos para acompanhamento e tomada de decisão todas as informações relacionadas ao carregamento do porão em questão: organização das placas, dimensão de cada uma, navegar entre as diversas camadas, kpi’s, resumo da sequência dos produtos a embarcar, buracos nas camadas etc.
A funcionalidade de edição de um plano de estivagem. Nela tem-se a possibilidade de aumentar ou diminuir o número de ‘fileiras’ de placas nas áreas 1 e 2. Também é possível controlar o número de camadas e qual placa será utilizada em cada uma das 3 áreas.
Essa funcionalidade permitiu aos técnicos de bordo fazerem alterações no plano de estivagem de forma instantânea quando solicitados pelo comandante do navio. Usando o tablet ele realiza as alterações e já exibe ao comandante. Automaticamente o restante dos usuários recebem as novas informações. Caso uma alteração impacte em outro porão, esse por sua vez será recalculado.
Resultados:
A implementação da solução proporcionou os seguintes benefícios:
- Redução expressiva no tempo de planejamento, de 6 horas para apenas 4 minutos por navio.
- Aumento da eficiência operacional, com uma operação mais ágil e menor tempo de inatividade dos navios, resultando em maior produtividade e redução de custos com demurrage.
- Digitalização das informações, gerando um histórico detalhado das operações que pode ser reutilizado para otimizar futuras cargas.
Conclusão:
A solução desenvolvida pela OPTSOLV não só automatizou um processo crítico da logística portuária, mas também trouxe ganhos significativos em eficiência, confiabilidade e redução de custos. A OPTSOLV planeja expandir a solução para incluir outros tipos de produtos e explorar sua comercialização em outros portos ao redor do mundo.